NÃO NOS FALTAM MOINHOS

Imagens da aula do dia 30 de novembro de 2007

Nós professores muitas vezes nos pegamos insistindo sobre as dificuldades que a escola pública apresenta, às vezes nos sentimos em um campo de batalha, mas não uma luta onde o inimigo é identificado, lutamos dia a dia contra uma engrenagem que mais parece moinhos de ventos saídos dos delírios de Don Quixote de La Mancha. A nossa dificuldade, na realidade, não é com cada sujeito dentro do cotidiano escolar, mas com os enlaces que afetam essas relações pelos discursos vazios e solenes dos que exercem, inadequadamente, funções de “chefia”, e conseqüentemente encaminham fazeres burocráticos que tomam proporções maiores que a essencial na Educação: Aprender e Ensinar.

Eu e os alunos do PEJA, percebemos que a partir do momento que passamos a utilizar as Novas Tecnologias em nossas aulas, muitos começaram a se interessar pelas aulas e, inclusive, alguns resolveram convidar amigos de outras turmas para assistir a aula com eles. Pierre Lévy aborda muito bem este fascínio pelo virtual e acrescenta que as tecnologias não irão desaparecer, mas se transformarem em outras mais refinadas. Educadores!!! Mais uma vez: lutemos!!! Nos tornemos cavaleiros medievais e partamos para a batalha contra esses dragões, que os burocratas menos sonhadores insistem em chamar de moinhos. Muitos afirmam que estamos na “era de aquário”, precisamos navegar, mesmo que neste espaço pareça impossível. Precisamos ser flexíveis como a fluidez da água límpida.

"Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam."
Paulo Freire


Deixe seu comentário e faça o Lindomar mais feliz!!! kkk

3 comentários:

  1. 5 comentários
    Em 28.12.07, às 00:28:33, rodrigo disse:
    POW SEU BLOG FIKOU MT MORAL
    PARABENS
    VLW
    ABRAÇAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Em 07.12.07, às 16:13:52, Ione disse:
    Menino ... lágrimas vieram aos olhos :)
    Lindo texto .. escrito com a alma ..
    Acredito fazer parte desta 'cavalaria' contigo e mais um grupo de companheiros que estão nesta luta. Às vezes penso que não precisava ser assim, mas por outro lado, não existe vitória sem luta, né?! Vivemos num mundo plural, sendo assim convivemos com as diferenças. E isso é bom, evolui. Vc sabe sobre o que estou falando né?! Enfim, amei o texto, cada palavra tão bem colocada e escrita, as fotos =D .. e o fechamento com o Mestre, grande Mestre Paulo Freire! Parabéns Lindo! Continue assim sempre!

    Beijo no coração ..

    Em 07.12.07, às 13:03:07, Márcia Bezerra disse:
    Amigo
    Esta página do seu blog está à flor da pele. O seu primeiro texto me emocionou e a gravura do Dom Quixote ilustrando o pensamento de Paulo Freire ficou sublime. Senti-me presenteada.
    E pensar que a teoria da rede municipal está embasada teoricamente por este expoente...
    Temos muito o que aprender juntos...sempre.
    Pessoas como vc, me fazem acreditar num outro projeto educacional possível...forjado...como forma de luta para oportunizar os esfarrapados que carregam consigo um pouco de nós mesmos.
    Te adoro!
    Márcia.

    Em 06.12.07, às 23:10:30, Mariangela Damiani disse:
    Apesar de todos os atropelos da nossa educação, fico muito feliz, quando me deparo com EDUCADORES que lutam por um ideal, sem medo das críticas ou algo mais que possam enfrentar. Fico mais feliz ainda por fazer parte da vida de alguns desses EDUCADORES...
    Obrigada meu amigo por me ensinar tanto.
    Beijos,
    Mari.

    Em 06.12.07, às 21:43:14, ana paula disse:
    q legal professor!!!
    fico muito legal seu blog!!!
    bjsssssssss da aninha!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Lindomar
    Vc é incansável, não? Um adorável e incansável formulador de idéias, textos, práticas e arte...
    Adorei tudo o que está contido no seu blog. Quando eu crescer quero ser como vc.
    Bjs, Márcia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lindomar!
    Cá estou eu pra te deixar mais feliz. kkkkkkk... Amei a imagem do D. Quixote. Que maravilha saber que não há um só Quixote. Somos vários. Ainda poucos, mas fortes e se Deus quiser deixaremos alguma semente que irá germinar. Espero sempre tua visita ao blog. Vou linkar o teu lá no meu. Abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog