NOVOS TEMPOS & VELHAS ESCOLAS




A escola de hoje nasceu de uma sociedade com segundas intensões no século XVIII, em plena Revolução Industrial, fortalecendo os Estados modernos pretendendo formar cidadãos qualificados para a produção de um novo mercado de trabalho. Tanto a Revolução Francesa quanto a independência americana criaram um ideal de igualdade, que disseminou a idéia da educação como um direito de todos. Era uma ruptura com a escola antiga, dedicada a formar a elite - servindo aos religiosos da Idade Média, aos burocratas a serviço dos nobres e/ou aos aristocratas com ideais greco-romanos. Com o povo dentro da escola precisou-se criar a homogeneização e a padronização do "conhecimento". Surge então a enturmação dos alunos por séries, e a compartimentalização dos saberes em disciplinas, especializando os professores e sistematizando a educação básica em massa para todos.


Será precisa mudar?


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Um comentário:

  1. Estamos em constante movimento. O que servia ontem não serve hoje, e o que hoje é aplicado, estará obsoleto amanhã. O movimento é necessário para que haja evolução. Porém, que mudança queremos? O que acontece é que a Educação está sempre a serviço do poder econômico. Homogeneizar a educação é o ideal, o que hevia no Século XVIII estava longe do ideal, ou melhor, do justo, porém, hoje estamos nivelando muito por baixo. Acho que seria preciso mudar sim. Estamos voltando a ter verdadeiros "burocratas a serviço dos nobres e aristocratas com ideais greco-romanos", pois há uma elite intelectual extremamente distante das camadas mais humildes. As escolas públicas são formadas por um contingente meramente estatístico, sem qualidade. Sou estudante de Pedagogia da UERJ, e o ensino de Pedagogia beira o surreal. Distante da realidade das salas de aula. Muita coisa deve ser repensada... Nossa!!!

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