A PEDAGOGIA DO RESPEITO E DA TOLERÂNCIA

Educação Inclusiva


Não existe manual para educar um aluno deficiente, é preciso parcerias, o trabalho em equipe é facilitador no ensinar e aprender deste aluno. Vem do Iluminismo o modelo de educação formal sistematizada que temos hoje, com padrões de aprendizagens hermetizantes, e muitas vezes descontextualizadas, deixando a margem aqueles que não se enquadram no sistema de ensino proposto. O professor atual ainda vem sendo formado num modelo disciplinar preestabelecido e hierarquizado, sendo diversos os conflitos que envolvem o ensinar e aprender no cotidiano escolar, principalmente ao se deparar com um aluno deficiente em sua classe. O essencial é abrir a porta do coração e as janelas da consciência, percebendo que o mundo é composto de diferentes seres, vidas, humanos. Todos somos diferentes e com diferentes limitações, umas externas, outras internas. Tremores, tiques, inércias, babas e gritos podem ser superados gradativamente por nós, que mantemos nossas limitações e inquietações na intimidade do nosso ser, precisamos dar as mãos aos excluídos e mostrar-lhes o caminho que os levam ao exercício da cidadania. Para a prática de uma educação inclusiva é necessário identificar e exaltar as habilidades do sujeito, evitando a exposição gratuita de suas dificuldades. É importante agir de forma positiva em consonância com o seu discurso diante do aluno e buscar conhecê-lo verdadeiramente, percebendo o que ele tem de bom, sendo assim, afetando-o (de afeto) de forma intensa alcançando a confiança de seu responsável, que será o maior parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Ser diferente não é ser incapaz. É ter limites em determinadas direções. É por aí que o educador vem possibilitar novos caminhos, outros horizontes, partindo de suas poucas habilidades, porém muitas vezes “brilhantes”.

A WEBQUEST é uma proposta interessante a ser desenvolvida com alunos especiais


Referências
Revista Nova escola Nº206

Não deixe de comentar e fazer sorrir o Lindomar!!! KKK. :-)

2 comentários:

  1. Olá primo! A tua escrita não precisa de ânimas, pois é naturalmente engajada e entusiasmada.Entretanto, não poderia deixar de registrar aqui a minha profunda admiração pelo teu ofício que pelo que me parece é quase um dom. Um chamado de Deus mesmo! Vc faz tudo parecer tão possível que chega a contagiar com seu entusiasmo, minha mente que é naturalmente teimosa.
    Parabéns! continue assim! É de pessoas como vc que este Brasil necessecita para que possamos levar a vida adiante sem perder as esperanças para o futuro. Deus te ilumine sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. O trabalho com pessoas que necessitam de atendimento especial, aliás todos nós precisamos, demonstra a paciência e o desejo de construção de um mundo melhor, que voce é um dos artífices.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog