PROFESSORSHIP - WAKE UP


ACORDA PROFESSORES (AS)
Mudanças em diferentes âmbitos da sociedade aconteceram desde a virada do século XVIII, em muitos aspectos da vida pública, incluindo a instituição escolar, a tortura e a execução em praça pública deram lugar ao encarceramento, a prisão, onde o corpo (sujeito) passa a ser disciplinado e organizado, onde se submete ao poder vigente. O encarceramento envolvia controle e saber. Nas prisões, escolas, exército e fábricas o “corpo” passa a ser foco de vigilância constante, uma espécie de Big Brother moderno. Será que no mundo contemporâneo não estamos perpetuando este sistema em nossas escolas? Isso porque fora da escola já somos monitorados por câmeras, radares, gps, celulares, e muitos outros mecanismos que ainda não nos demos conta. Falo sobre escola pública porque é nesta instituição que estão os necessitados, e humilhados, diante das ações de políticas neoliberais atuais. E nós professores? Que ações tomamos em nossa prática de/para mudança?
O controle começou... Quando acabará?!

Tomemos o distanciamento. Olhemos a escola. Prédio fechado, grades e cadeados, horários preestabelecidos, ações com autorizações superiores, salas com portas para serem fechadas, cadeiras enfileiradas como nas fábricas, janelas com grades, púlpito para o mestre, entre outros detalhes que cada leitor poderá acrescentar à sua óptica.

Algumas semelhanças!!!!

Estamos na era tecnológica, em pleno dilúvio das informações, com laptops chegando às mãos dos alunos, os waps de seus celulares a disposição, lan houses, etc... será que continuaremos achando que detemos o poder/saber? Não seria a hora de “acordarmos” e sacudirmos os colegas docentes que insistem em tirar mais uma sonequinha, sonhando com a escola que serviu para a sua realidade? Sim meus colegas docentes, agora me distancio e vou a luta, porque acredito na construção do conhecimento, pela (re)construção da subjetividade. Quero me transformar, transformar meus alunos, e dentro dos meus sonhos, transformar o mundo. Se quiser me acompanhar aguardo você neste caminhar é só virar a página e me chamar para escrevermos um hipertexto de nossas ações docentes.

Minhas sementes!


Deixe seu comentário abaixo. Assim poderei produzir coisas melhores. Muita Paz!!! Lindomar.
(Foucault, em memória)

3 comentários:

  1. 3 comentários
    Em 16.12.07, às 07:40:18, Andrea Guim disse:
    Oi, Lindomar!
    Passeei por aqui logo que recebi seu e-mail de divulgação do blog, mas ainda não havia parado pra comentar. Adorei! Tudo a ver! Interessante para professores, pais, alunos e pessoas que queiram conhecer melhor o processo educativo. OBS: Como você tem tempo pra dar aula e blogar com conteúdo????
    Já linquei no meu blog! Por sinal, passe por lá pra conhecer. BLOG'Arte - Blog de arte, amenidades e inutilidades. Beijoquinhas!

    Em 09.12.07, às 20:47:01, Ione disse:
    *Corrigindo: observo

    rsrs

    Beijos ..

    Em 09.12.07, às 20:45:15, Ione disse:
    É verdade meu querido amigo .. em muitos aspectos a escola parece estar no século passado .. e não importa a idade de educador. Alguns recém saídos do ensino médio, ainda têm essa visão; obeservo isso nas estagiárias que recebi este ano e no monte de "questionários" que elas têm que responder.. aliás, que eu acabo respondendo por elas :/

    "Quero me transformar, transformar meus alunos, e dentro dos meus sonhos, transformar o mundo." Amei sua frase! Eu acredito nisso também :) .. principalmente depois que aprendi de verdade o significado da palavra 'transformar'.

    Beijos querido .. estou contigo ;)

    ResponderExcluir
  2. Nova Educação e Escola Nova não devem ser confundidas.
    A minha percepção é de que pode surgir uma nova educação: com conteúdo, com professores motivados pela própria vocação, com autoridades reconhecendo e valorizando os profissionais de ensino e, fundamentalmente composta de Educadores filiados as vertentes sociais de Paulo Freire mas não somente com discurso.
    Voce Faz. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Amigos,
    Obrigado pela visita e comentários. É com elogios, críticas e adendos que estarei fomentando postagens de qualidade.

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog