História do Carnaval

Os 3 Reis Magos

O carnaval surgiu dos ritos e costumes pagãos da Grécia Antiga, das dionisíacas que eram as festas em homenagem ao deus Dionísio, e muitas outras dedicadas a deuses de diferentes culturas. Essas festas se caracterizavam pela alegria exacerbada, buscando se desvencilhar da opressão pela liberdade de atitudes críticas e eróticas. Desta forma foram dando origem a festejos populares e a diferentes manifestações sincréticas.
Na Idade Média, período em que o cristianismo imperou sobre toda a sociedade ocidental, era muito comum que as festas
profanas se iniciassem no dia de Reis, que para os católicos era uma festa sagrada, o dia para a adoração aos Reis Magos que visitara o menino Jesus, pela tradição, no dia seis de janeiro é o dia em que são desarmados os presépios e os enfeites de natal. Então é após dia de Reis que as manifestações profanas são permitidas pelo dogma cristão, se prolongando até a quarta-feira de cinzas, dia inicial dos jejuns da quaresma, que são os quarenta dias que vão da quarta-feira de cinzas até o domingo de páscoa, período de penitências para os católicos e ortodoxos. Tradicionalmente o carnaval é composto por três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, período para o povo se diverte com folguedos populares, disfarces e máscaras. No Brasil o carnaval chegou com o “Entrudo” da cultura portuguesa, um folguedo carnavalesco antigo que consistia em lançar uns aos outros água, farinha tinta, etc. O rei momo é a figura que vem personificar o carnaval.

Irídio , Caio e Lindomar(eu): Comissão da Grande Rio



Faça seu comentário pro Lindomar e sambe até se acabar! kkk.

*************************************************************************************

7 comentários:

  1. QueridoLindomar, vc esqueceu de dizer que o carnaval é uma festa do capeta, onde as pessoas ficam com seus corpos desnudos, suados, brilhantes, estonteantes, encantadores... ai para, para para, parei! Acho que vou prum retiro espiritual em Arraial.. só praia, mergulho enada de corpos suados... Ai! Lá vou eu de novo...

    ResponderExcluir
  2. Ariel, vc é muiiiiito bobo. kkk
    Obrigado por ter comentado minha postagem.

    ResponderExcluir
  3. Lindomar:
    Parabéns pelo seu blog, variado e interessante. Continue assim.
    Grande abraçso
    Moran

    ResponderExcluir
  4. Lindomar,
    Me parece interessante o resgate da história e a vinculação do carnaval aos ritos religiosos.
    Parabéns!
    Vou continuar acompanhando. Esta sendo um aprendizado para mim.

    ResponderExcluir
  5. Ogrigado ao Dr. Prof. Moran e ao Amigo Dr. Vandeler pela visita e comentários revigorantes. São palavras como essas que nos mantêm ativos pela cidadania.

    ResponderExcluir
  6. Amei!!!!!!!!!!!
    E estou super feliz de fazer parte da vida e da arte desse cara , simplesmente EXEMPLAR!

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii rs salvou meu Diário de campo q eu nem sabia como começar... rs brigaduuuuuuuuuuuuuu fica tranquilo, as informações foram fidedignas e consta referencia! bjbjbj
    Joice Quadros

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog