Estética Videoclipe

Ousadia

A televisão é o maior veículo de comunicação audiovisual das classes populares, e esse tipo de mídia possui uma linguagem específica capaz de constituir novos discursos, conteúdos e estéticas. Assim vem sendo desde a década de oitenta com a MTV.
A emissora da música, a MTV, nasceu nos EUA no dia 1° de agosto de 1981, sendo o Video "Killed the radio star”, da banda The Buggles (Inglaterra), o primeiro videoclipe exibido. Ironia ou não, este vídeo clipe argumenta sobre a decadência de um cantor de rádio devido o aparecimento da televisão.
A revolucionária proposta da MTV veio proporcionar aos jovens apreciar o visual dos seus ídolos, influenciando gerações, fazendo surgir uma estética própria, que até hoje está contida nos mais diferentes segmentos da sociedade.
Muitos atletas e celebridades têm suas imagens projetadas pela MTV, mas foram cantores como Madonna e Michael Jackson, que alcançaram status de ícones da música pop pela emissora. A polêmica performance de “Like a virgin”, de Madonna, em 1984, e o seu beijo, latinamente acalorado, com Britney Spears, em 2003, também marcaram história pela MTV.
No Brasil, a MTV possui características bem local, incorporando inclusive formatos de programas De uma grade específica da “TV aberta”. Mas alguns momentos fugiram à regra da mesmice dos programas caretões, bem à “estética MTV”, quando presenciamos a apresentação de piores videoclipes, com Marcos Mion, os beijos Gay, no “Fica Comigo”, os improvisos de “Quinta Categoria”, dentre outros bem interessantes.
O que é VideoClipe?
O videoclipe caracteriza-se por seu diferencial na forma e no conteúdo, com mixagem de diferentes linguagens, passando pela narrativa clássica do cinema, pela animação e pela linguagem do videogame. A utilização de música eletrônica, inteira ou fragmentada, é própria desta estética. A sua montagem costuma abusar de cortes sucessivos e inserção de imagens estáticas, às vezes sobrepostas, e diversos grafismos. O efeito de “colagem” de planos, quando transferidos de um a outro, provocam o efeito de (des) continuidade na seqüência de imagens.

10 comentários:

  1. Pô fessor, legal as postagens! Eu tb já fiz alguns video clips. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Professor, acho muito legal e divertida a idéia que a mtv fez mostrando para todos o que se passa no mundo da musica e teatro, nos informando dos avanços que temos realizado. É muito engraçado e cruel o jeito como ridicularizam vários artistas e suas obras, mas também acabamos aprendendo a diferenciar o bom do ruim. E os programas humorísticos são ótimos.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o post falando sobre os video clipes, eles são bem legais e pode interagir com várias materias! Achei o seu blog o mais completo. Beijos :D
    Larissa Fernandes
    1003

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito legal os slides de flash! Eles tão passando rápido, mais tem umas imagens maneiras ali.

    Em si, o texto é bem informativo, falando sobre a midia, televisão e etc, é bem a cara do NAVE.

    E realmente, o seu blog é o mais completo e bem organizado :] ! Abrçs.

    Pedro Henrique
    Turma: 1003

    ResponderExcluir
  5. Muito legal os slides de flash! Eles passam rápido, mais tem umas imagens interessantes.

    E o texto também é muito interessante e informativo. Midia, televisão, programas de tv e etc; Tudo bem a cara do NAVE.

    E realmente, o seu blog é o mais organizado e completinho eim professor, abraços.

    Pedro Henrique
    1003.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que a MTV já teve seus dias de glória. Na época de piores clipes a emissora tinha umas ideias de programas super legais, e interessantes, hoje em dia esta chata. A unica coisa que salvava até ano passado era o Descarga MTV e o Quinta. Os melhores Vj sairam, na verdade graças a Deus pelo menos ainda temos o Caze e a Penelope, e agora toda vez que ligamos no canal esta passando o tal LAB. Mas a MTV das antigas era perfeita, como queria os programas antigos de volta.

    Nome: Flávia Veloso turma:2003

    ResponderExcluir
  7. Muito produtivo o texto sobre o que é o videoclipe.
    No trecho: "O videoclipe caracteriza-se por seu diferencial na forma e no conteúdo, com mixagem de diferentes linguagens, passando pela narrativa clássica do cinema, pela animação e pela linguagem do videogame."
    Vemos que tem haver com a escola e seus cursos técnicos. Não basta ser exclusivamente de multimidia com suas animações, roteiro com seus roteiros e programação com suas programações para se fazer um videoclipe. É preciso integrar ambos! Também haver com o NAVE, a integração de matérias.

    Ingrid Rodrigues, turma 2003.

    ResponderExcluir
  8. Os videoclipes são impressionantes, demoram muito tempo para serem feitos e são perfeitamente bem organizados e bem trabalhados. A TV é uma mídia que disponibiliza espaço para todos, e a MTV é a emissora mais conhecida para esse tipo de exposição, mas hoje em dia existe outro meio que é ainda mais eficaz que a MTV, que não está disponível para todas as pessoas atualmente, que é a internet! Podemos postar tudo o que queremos na internet de graça, e todos podem ter acesso, e é divulgado para todos os que acessam.

    Rodrigo dos Santos Ferreira. T: 1003

    ResponderExcluir
  9. A MTV tem mesmo muita história pra contar. Mas aqui no Brasil, acho que ela não segue o nivel das dos outros países.
    Acho também, que a televisão está muito padronizada, sem muitas inovações.
    Nos anos 80, a realidade era outra, já que estava sendo feita a transição ainda do rádio para a TV.
    Eu hoje em dia, prefiro assistir a um video no youtube de peças de comédia do que ver uma televisão, com todo aquele conteúdo padrão.

    Amanda Medeiros - 2003.

    ResponderExcluir
  10. Não concordo com a Flávia quando ela diz que a nova MTV não está tão boa. Eu adoro comédia MTV, os novos programas (principalmmente furo mtv) e acho que eles tem conquistado muitos créditos por transmitir programas e eventos internacionais que promovam música e todo tipo de arte.
    Acho que as coisas mudam, pessoas mudam e com isso a televisão brasileira tem que se adaptar com as mudanças.

    beijos, Lilian da turma 2004.

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog