APRENDIZAGEM COLABORATIVA ou COOPERATIVA

.
 
Colaboração                                              Cooperação
De acordo com Panitz (1996): “A colaboração é uma filosofia de interação e um estilo de vida pessoal, enquanto que a cooperação é uma estrutura de interação projetada para facilitar a realização de um objetivo ou produto final.” Assim, a Aprendizagem Colaborativa é uma filosofia de ensino, não apenas uma técnica de sala de aula. Nas palavras de Panitz (1996): Em todas as situações onde pessoas formam grupos, a Aprendizagem Colaborativa sugere uma maneira de lidar com as pessoas que respeita e destaca as habilidades e contribuições individuais de cada membro do grupo. Existe um compartilhamento de autoridade e a aceitação de responsabilidades entre os membros do grupo, nas ações do grupo. A premissa subjacente da aprendizagem colaborativa está baseada na construção de consenso por meio da cooperação entre os membros do grupo, contrapondo-se à idéia de competição, na qual alguns indivíduos são melhores que outros. Os praticantes da Aprendizagem Colaborativa aplicam essa filosofia na sala de aula, nas reuniões de comitê, com grupos comunitários, dentro de suas famílias e geralmente como um modo de viver e lidar com outras pessoas (p. 1). Em contrapartida, a cooperação apresenta-se como um conjunto de técnicas e processos que grupos de indivíduos aplicam para a concretização de um objetivo final ou a realização de uma tarefa específica. É um processo mais direcionado do que o processo de colaboração e mais controlado pelo professor. Portanto, pode-se afirmar, de maneira geral, que o processo de cooperação é mais centrado no professor e controlado por ele, enquanto que na colaboração o aluno possui um papel mais ativo.

Para ler o artigo na integra dos autores Patrícia Lupion Torres, Paulo R. Alcântara e Esrom Adriano Freitas Irala, entre no link:
http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=766&dd99=view
e depois clique em [pdf]
PANITZ, T. A definition of collaborative vs cooperative learning. Disponível em: http://www.lgu.ac.uk/deliberations/collab.learning/panitz2.html Acesso em: 14 dez. 2003.

6 comentários:

  1. Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
    Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
    A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
    Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
    A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
    Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”

    ResponderExcluir
  2. Outros artigos interessantes para ilustrar esta postagem, são:

    http://www.andrews.edu/~freed/ppdfs/readings.pdf

    http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2008/12/19/outros/bac02b455877ce680bd130aeabf82f1b.pdf

    ResponderExcluir
  3. Cinco componentes essenciais caracterizam o cenário para que ocorra aaprendizagem cooperativa:

    1-Interdependência positiva - cada elemento do grupo percebe que só terá sucesso, caso todos tenham (mais...);
    2-Responsabilidade do indivíduo (responsabilização individual de tal modo que o desempenho de cada integrante seja avaliado);
    3-Interação promotora (promover face-a-face, o sucesso dos outros – animando, apoiando, instigando questões...);
    4-Desenvolvimento de habilidades sociais (garantir participação igual, abrir-se para esclarecimentos, evitar as distrações, negociar, buscar entender, animar os outros, olhar para quem fala, integrar as idéias, ser responsável, seguir as instruções, fazer perguntas, permanecer junto ao grupo, contribuir com idéias, expressar apoio e aceitação de idéias, ampliar respostas dos outros, discordar sem criticar, resumir...);
    5-Processamento através do grupo (fazer com que os componentes do grupo percebam como o grupo interage e trabalha).

    ResponderExcluir
  4. Eu diria que, além do desenvolvimento da capacidade da pessoa interagir com os demais envolvidos em determinada atividade, acadêmica ou não, há também o aprimoramento do talento individual de um determinado grupo.

    Tal afirmação pode parecer contraditória, mas a meu ver a melhor forma de alguém poder pôr em prática, compartilhar e, consequentemente, aprimorar determinada habilidade é o uso da Aprendizagem Colaborativa, que ainda evolui a própria habilidade de trabalhar em conjunto com pessoas de funções e habilidades iguais ou diferentes em busca de um resultado comum.

    Também reforço a ideia já citada no texto de que a Aprendizagem Colaborativa não deve ser um artifício pura e simplesmente acadêmico, mas sim uma experiência de vida que alguém pode realizar em quase qualquer segmento de sua rotina.


    Pedro Henrique França
    1002

    ResponderExcluir
  5. Lindomar passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  6. Olha eu realmente concordo com essa aprendizagem colaborativa pois na minha opiniao ela ajuda muito nao só aprender a matéria propriamente dita com aprender a viver em sociedade o que faz também com que cada um possa expressar os seus "fortes" juntando aos pontos fortes das outras pessoas. muito boa essa aprendizagem colaborativa.

    Alzair manoel de souza junior

    nº 04

    turma :1002

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog