Gerações Definidas XYZ

 Você se encaixa em que geração?

Esta questão esbarra no fato de que nem sempre somos e vivemos a nossa idade cronológica. Tudo que somos está referenciado em nossas vivências e desejos. Então, entenda como a sociologia vem abordando as gerações de acordo com o seu comportamento e a faixa etária (tempo).

  BABY BOOMERS

Dessa geração fazem parte as pessoas nascidas logo após a 2ª Guerra Mundial, DE 1950 a 1960, quando o índice de natalidade cresceu incrivelmente – por isso o termo “baby boomer”. Cultuaram o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social e os movimentos pela paz, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade.

GERAÇÃO X

A Geração X nasceu aproximadamente entre 1970 e 1981. Essa geração entrou em um novo mundo fora das perspectivas utópicas, tendo que se conformar com um padrão de vida mais realista e consumista em pleno período de Guerra Fria.

 GERAÇÃO Y

Também conhecida como Geração Millennials ou Geração da Internet, é um conceito de Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980.  A Geração Y adora feedback, é multitarefa, sonha em conciliar lazer e trabalho e é muito ligada em tecnologia e novas mídias. Alteraram completamente as formas de comunicação tanto em casa, no trabalho quanto com os amigos.

GERAÇÃO Z

A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet. 
Também troca de uma visão de mundo para outra, na vida.
Em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular. Por isso, são menos deslumbrados que os da Geração Y com chips e joysticks. 
Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. 
Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. 
Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possui, desapegado das fronteiras geográficas. Para eles, a globalização não foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela já na infância. Como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.


Fontes:

3 comentários:

  1. O Professor sempre trazendo informaçoes interessantes para melhor compreensao do mundo. Eu sou da epoca baby bommers rsrsrs...Mas estou tentando me adequar ao novos tempos, porque agora me parece que muito melhor para todos nos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Meu nome é Tatiana Dias e trabalho para uma empresa de Comunicação e Marketing, na Espanha. Gostaria de saber se te interessa colaborar com uma campanha de publicidade. Nosso cliente está relacionado com a temática do seu blog (educação).

    Se está interessada na proposta, não deixe de entrar em contato comigo em este mesmo e-mail.

    Atenciosamente,
    Tatiana A Dias

    ResponderExcluir
  3. Lindomar, bom dia!


    O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP recebe até 9 de agosto, em sua página na internet, as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.
    A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
    Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

    Gostaríamos que divulgasse a Olimpíada em seu site/blog, para que professores e alunos interessados pudessem participar.

    Visite nosso site:

    www.mc.unicamp.br

    Quaisquer dúvida envie um e-mail para:

    olimpiadadehistoria@gmail.com

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog