Férias na Europa Roma - Veneza - Paris

FONTANA DI TREVI
Piazza di Trevi, 90

A Fontana di Trevi é a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, essa fonte está situada no cruzamento de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente, era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.







COLISEU E SEUS FÓRUNS


O Coliseu de Roma era, na época de sua construção, um anfiteatro oval de quatro níveis. Suas arquibancadas de mármore tinham capacidade para 45 mil pessoas.

Denominado anfiteatro Flávio, era conhecido como o Coliseu pelo fato de sua proximidade com a colossal estátua de Nero. Os gladiadores lutavam na arena e, segundo a história relata, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões.
Mundialmente conhecido, o Coliseu, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído no ano 80 d.C., durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga.





VATICANO

O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano  é a sede da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44  km² e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.





DIA 21 DE JANEIRO


(Igreja) di San Gregorio Magno.



Silêncio e paz.
 Igreja dedicada a um dos mais famosos e importantes papas da Igreja Católica (590-604), o aristocrático e erudito Gregório I, que se tornou San Gregorio Magno. Erguida na idade média esta igreja foi radicalmente reestruturada entre 1600 e 1700.






Piazza de Navona
A célebre Piazza Navona, considerada uma das mais belas praças barrocas do mundo, esta localizada sobre as ruínas do antigo Estádio de Domiciano.
Com o passar dos anos residências foram construídas utilizando as arquibancadas como sustentação, o que garantiu que o formato elíptico do estádio fosse preservado.
A Navona somente foi considerada uma praça no século XV quando passou a abrigar o mercado da cidade. Sua característica barroca atual é um resultado da remodelação que o Papa Inocêncio X ordenou no século XVI.





Lugares Variados em Roma




Pantheon
(Basílica)


O Pantheon  foi construído pelo imperador Marco Agripa em 27 a.C.. Destruído por um incêndio no ano 80 d.C., foi reconstruído em 125 pelo imperador Adriano, mantendo-se praticamente intacto desde então.
Um dos melhores locais para compreender a grandiosidade de Roma, a obra, hoje convertida em Igreja Católica é simplesmente magnífica e capaz de arrancar a admiração até mesmo do mais frio dos visitantes.
Sua abóbada, criada a partir da fina arte arquitetônica romana, tem 43 metros de altura, feito que só seria igualado no século 15. O "óculo", uma abertura na parte superior do teto, é a fonte de iluminação do prédio e o deslocamento da luz ao longo do dia cria um espetáculo à parte.





PIAZZA DELLA REPUBBLICA e SANTA MARIA DEGLI ANGELI

A Praça da República (em italiano Piazza della Repubblica) é uma praça da cidade italiana de Roma situada a poucos metros da Estação Termini, em frente às Termas de Diocleciano. Uma das mais importantes vias de Rome, a via Nazionale, começa nesta praça.
Santa Maria Degli Angeli tornou-se igreja quando o papa Pio IV (pontificado de 1559 a 1565) deu o local aos monges de Santa Cruz em Jerusalém, Michelangelo converteu o salão central dos banhos nesta igreja de Santa Maria dos Anjos. O trabalho começou em 1563

BASILICA SANTA MARIA MAGGIORE

A Basílica de Santa Maria Maior (em italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma.


San Pietro In Vicoli
A igreja de San Pietro in Vincoli é uma igreja de Roma. A sua construção teve início em 431, e foi dedicada a São Pedro e a São Paulo, ao ser consagrada pelo Papa Sisto III cujo pontificado durou de 432 a 440.
Entretanto, quando a imperatriz Licínia Eudóxia deu a seu sucessor o Papa Leão I, o Grande (pontificado de 440 a 461) as cadeias que haviam prendido São Pedro na prisão, este se tornou o patrono único desta igreja cujo nome quer justamente dizer «São Pedro em cadeias».
Muito do edifício do século V se mantem. Trata-se de uma basílica com uma ampla nave e duas alamedas laterais, com adição de um transepto, novidade naquele tempo. No interior há colunas dóricas, provavelmente reutilizadas, tiradas de algum edifício da Roma imperial. Numerosas extensões e conversões foram executadas entre os séculos VIII e XIII. Em 1475 Sisto IV, Papa de 1471 a 1484, fez construir o claustro e um pórtico de apenas um andar, aberto para arcadas com pilastras.
Foi restaurada no início do século XVIII e o afresco do teto data dessa época. A igreja deve sua fama principalmente ao túmulo de Júlio II construído por Michelangelo, à direita de quem entra, na ala lateral. A figura central do túmulo é Moisés com chifres.



DOMUS AUREA -
PARQUE TROIANO




VENEZA
UMA CIDADE ENCANTADORA



PARIS
É PRECISO CAMINHAR E CONHECER CADA ESPAÇO...



 

3 comentários:

  1. Meu amigo e Professor Lindomar sempre se superando também nas fotografias.
    Obrigado em possibilitar a revisitaçao a lugares tao significativos e simbólicos para a humanidade.
    Parece mesmo um outro mundo. Ótimas férias!

    ResponderExcluir
  2. Belezas arquitetonicas e historicas indescritiveis. Somente estando aí, mas através de suas lentes revejo com prazer.

    ResponderExcluir
  3. QUE VIAGEM LINDA !!!!!!!!!!!
    DA PRÓXIMA VEZ, ME LEVA NA MALA PRA TER ALGUÉM PRA TIRAR SAS FOTOS. BJ SAUDADES!

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog