Projeto de Vida: Uma disciplina emergente



 A disciplina Projeto de Vida se desenvolve no âmago do cotidiano escolar, pois sua legitimação está vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), por perceberem a necessidade de organização pessoal e foco em perspectivas de vida, das crianças e jovens cariocas. Desta forma, a disciplina Projeto de Vida utiliza um determinado espaçotempo na matriz curricular dos Ginásios Cariocas, gerindo uma aprendizagem significativa e transitória, entendendo um projeto como estudo em aberto.


Esta emergente disciplina vem ocupar um espaço exigido pelas demandas da contemporaneidade, cujo processo de informatização da informação provoca, cada vez mais, a necessidade de múltiplos olhares e interpretações, além de habilidades e competências variadas para pensar e agir no mundo atual.




Um comentário:

  1. Caro Lindomar Araújo,

    Parabéns pelo artigo. Ele esta provocando uma das bases que acredito ser fundamental para o ensino e a aprendizagem. Transdisciplinalizando, por exemplo - A Filosofia/Psicologia/Teatro/Educação/Política/Ecologia - que elaboram nas suas práticas pelo viés do processo rizomático e cotidiano (saber empírico) seja ele escolar ou não. A nosso cultura não tem dado importância nenhuma a subjetividade do indivíduo no seu processo de construção de conhecimento rumo ao sujeito e autonomia. A educação dos sentidos em nossa contemporaneidade dialoga num exercício redimensional com os quatro pilares da educação, com protagonismo juvenil, projeto de vida...rede de saberes. Evidentemente que isto é uma zona da complexidade das transversalidades e seus modos de ensino, aprendizagem e avaliação. Portanto, também necessitarão, a médio e a longo prazo, de programas criados para autoavaliação: na relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Enfim, Evoé, camarada!!! obrigado por compartilhar...abrçs.

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