ALFABETIZAÇÃO NO JOGO DA ARTE
Este artigo
apresenta um estudo reflexivo e bibliográfico acerca da alfabetização e suas perspectivas
pedagógicas em diálogo com a arte-educação, mais especificamente com o ensino
do Teatro, pela prática dos jogos de improvisação teatral. Sua relevância
encontra-se no cenário atual da educacional formal, que aponta a necessidade de
liquidar com o déficit de aprendizagem, inclusive no nível da alfabetização. O
problema de defazagem escolar se arrasta por décadas e com as constantes crises
sociais e políticas, resultantes da globalização, vem se agravando. É
perceptível os esforços dos governantes e da sociedade civil em vencer os
constantes obstáculos, que se estabelecem frente aos processos de alfabetização.
Refletimos, neste artigo, a articulação
de alfabetização pelo ensino da Arte, mais especificamente pela pedagogia do
Teatro, intervindo na fissura que se forma na polarização de tendências
pedagógicas e práticas metodológicas existentes nas práxis de professores e professoras que atuam neste segmento
escolar. Apontamos, primeiro, algumas especificidades do jogo de improvisação
teatral e, em seguida, algumas prospecções relativas ao trabalho integrado
entre alfabetização e jogo teatral.
[i]
Professor de Artes Cênicas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Mestrado
em Ensino das Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro – UNIRIO. E-mail: plindomar@hotmail.com
Referência deste Artigo:
ARAUJO, Lindomar da Silva. Alfabetização no jogo da Arte. Rio de
Janeiro: Blog professorlindomar, 2018. Disponível em: http://professorlindomar.blogspot.com/
Acesso em: __/__/__.
Belo artigo Lindomar! Já postei no nosso Blog também! Parabéns!!!!! https://1acrealfarte.blogspot.com/search/label/Jogo%20teatral?m=1
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