Artigo - Alfabetização e Jogos Teatrais



ALFABETIZAÇÃO NO JOGO DA ARTE

 Lindomar da Silva Araujo[i]
           Este artigo apresenta um estudo reflexivo e bibliográfico acerca da alfabetização e suas perspectivas pedagógicas em diálogo com a arte-educação, mais especificamente com o ensino do Teatro, pela prática dos jogos de improvisação teatral. Sua relevância encontra-se no cenário atual da educacional formal, que aponta a necessidade de liquidar com o déficit de aprendizagem, inclusive no nível da alfabetização. O problema de defazagem escolar se arrasta por décadas e com as constantes crises sociais e políticas, resultantes da globalização, vem se agravando. É perceptível os esforços dos governantes e da sociedade civil em vencer os constantes obstáculos, que se estabelecem frente aos processos de alfabetização.
           Refletimos, neste artigo, a articulação de alfabetização pelo ensino da Arte, mais especificamente pela pedagogia do Teatro, intervindo na fissura que se forma na polarização de tendências pedagógicas e práticas metodológicas existentes nas práxis de professores e professoras que atuam neste segmento escolar. Apontamos, primeiro, algumas especificidades do jogo de improvisação teatral e, em seguida, algumas prospecções relativas ao trabalho integrado entre alfabetização e jogo teatral.


Este artigo foi pensado para o  projeto ALFARTE.




[i] Professor de Artes Cênicas na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Mestrado em Ensino das Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. E-mail: plindomar@hotmail.com



Referência deste Artigo:
ARAUJO, Lindomar da Silva. Alfabetização no jogo da Arte. Rio de Janeiro: Blog professorlindomar, 2018. Disponível em: http://professorlindomar.blogspot.com/ Acesso em: __/__/__.


Um comentário:

  1. Belo artigo Lindomar! Já postei no nosso Blog também! Parabéns!!!!! https://1acrealfarte.blogspot.com/search/label/Jogo%20teatral?m=1

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog