A Crise da Educação Básica

shjk Futuros . . .
Mais de 60 milhões de brasileiros - cerca de um terço da população - estão em salas de aulas. Um contingente de 55 milhões de alunos da educação básica, incluindo parte do ensino profissional, da graduação e da pós-graduação. À primeira vista, uma estatística de Primeiro Mundo. Porém a educação básica atravessa a maior crise de sua história. Milhares de alunos concluem a Antiga 4ª série (1º segmento) sem saber ler nem escrever, muito menos fazer contas. 33 milhões de brasileiros são capazes de ler, mas não conseguem entender o significado das palavras. São analfabetos funcionais. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, ao atestar a baixa qualidade do ensino médio, expressa conformismo: “A escola que temos é melhor do que sair da escola". A educadora Maria Helena Guimarães de Castro, secretária de Educação do Estado de São Paulo, vai direto ao desfecho: “Não há alternativa à educação de qualidade".
Click abaixo. Comente! torne-se potente! kkk

Arte Entre Nós - Inclusão

Programação: http://docs.google.com/Doc?id=dc95xv2v_156cz95x4dj
Aos amigos(as) Educadores(as), meu muito obrigado pelo convite para participar como mediador da "mesa", neste Fórum que é de suma impotância para manter acesa a chama que ilumina a fé daqueles que precisam de nós "Educadores".
Estou feliz de verdade!!!
DEFICIÊNCIAS
Mario Quintana
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda. "Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
*Pratique LIBRAS - Língua de Sinais Brasileira. Clique abaixo:
*Assista o Jornal "Vez da Voz"

A Teoria


Epistemologia da Complexidade
Edgar Morin

Com base na bibliografia abaixo, apresento um esquema de síntese da teoria apresentada pelo autor em foco. Eis a complexidade do tema, hoje é preciso dialogar com o micro e o macro para, realmente, se construir algum conhecimento sobre algo.

Bibliografia: MORIN, Edgar. Epistemologia da Complexidade. (p-p. 274-287). IN: SCHNITMAN, Dora Fried. Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Clique aqui e leia o esquema: http://docs.google.com/Doc?docid=dc95xv2v_150fp75jrfk&hl=pt_BR

Me faça contente. Comente!!! :-)

Pesquisar este blog