Gerações Definidas XYZ

 Você se encaixa em que geração?

Esta questão esbarra no fato de que nem sempre somos e vivemos a nossa idade cronológica. Tudo que somos está referenciado em nossas vivências e desejos. Então, entenda como a sociologia vem abordando as gerações de acordo com o seu comportamento e a faixa etária (tempo).

  BABY BOOMERS

Dessa geração fazem parte as pessoas nascidas logo após a 2ª Guerra Mundial, DE 1950 a 1960, quando o índice de natalidade cresceu incrivelmente – por isso o termo “baby boomer”. Cultuaram o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social e os movimentos pela paz, entre muitos outros movimentos que mudaram a sociedade.

GERAÇÃO X

A Geração X nasceu aproximadamente entre 1970 e 1981. Essa geração entrou em um novo mundo fora das perspectivas utópicas, tendo que se conformar com um padrão de vida mais realista e consumista em pleno período de Guerra Fria.

 GERAÇÃO Y

Também conhecida como Geração Millennials ou Geração da Internet, é um conceito de Sociologia que se refere, segundo alguns autores, aos nascidos após 1980.  A Geração Y adora feedback, é multitarefa, sonha em conciliar lazer e trabalho e é muito ligada em tecnologia e novas mídias. Alteraram completamente as formas de comunicação tanto em casa, no trabalho quanto com os amigos.

GERAÇÃO Z

A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet. 
Também troca de uma visão de mundo para outra, na vida.
Em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular. Por isso, são menos deslumbrados que os da Geração Y com chips e joysticks. 
Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. 
Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. 
Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possui, desapegado das fronteiras geográficas. Para eles, a globalização não foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela já na infância. Como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.


Fontes:

Sensibilidade humana


É comovente a cena ocorrida em 22 de junho de 2011, no interior paulista. 
O rapaz chora a morte do animal, que era o único a ajudar na sobrevivencia de sua familia. Do acidente de trânsito, quando o animal carregava uma carroça, a égua ESTRELA teve que ser sacrificada, para tristeza daquele que conviveu com o animal desde a infância. 



Pesquisar este blog