Prêmio Anísio Teixeira 2016

AS DIFERENTES TECNOLOGIAS COMO POTENCIALIZADORAS
NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ARTE
Este é o título da monografia vencedora no campo das
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Autor
Lindomar da Silva Araujo

Assista ao vídeo que apresenta o trabalho.

Perfil do Professor - MultiRio 2016

Docente na E.M. Vicente Licinio Cardoso, na Saúde, onde leciona Projeto de Vida e também é professor de Arte e Mídias. Com os alunos, trabalha a linguagem audiovisual, sobretudo fotografia e curtas-metragens. 
“Falamos, por exemplo, sobre o enquadramento da câmera, mas não para que eles tenham um olhar técnico, e sim crítico. Para que entendam os efeitos e o porquê de cada escolha feita.”

  
Temas do cotidiano e de interesse dos alunos estão sempre em pauta. “Costumo pedir que eles sugiram temas que estão presentes na vida deles. Fizemos, por exemplo, um trabalho sobre as transformações na região do Porto, área em que a escola está localizada. O curta que produzimos foi exibido no Museu de Arte do Rio (MAR) e os alunos participaram de uma mesa de debates.”


 “Não existe construção de conhecimento sem afeto. Vejo todos os alunos da mesma forma, como iguais, mas cada um em sua diferença. Alguns entram no 7º ano bastante tímidos, quietos. Outros, sem limites. Mas em um ano já é possível observar a transformação encantadora pela qual eles passam, sobretudo por meio da Arte. Fazer parte dessa transformação é o que me alimenta. Eu via a Educação como doação, mas, na verdade, é uma construção – e construímos juntos.”


Pesquisar este blog