Refletir a Prática Docente

Para a educadora portuguesa Isabel Alarcão, 
o questionamento deve ser a base do trabalho
 de todos os professores.


"A escola precisa pensar continuamente em si própria, 
na sua missão social e na sua organização".
                                        Isabel Alarcão   

Dizer que o professor precisa refletir sobre seu trabalho não é mais novidade. É possível até afirmar que virou moda, como outras que volta e meia se espalham no meio educacional. Justamente por isso, um perigo, na opinião da educadora portuguesa Isabel Alarcão. Muito comentada mas pouco compreendida, essa idéia pode, segundo ela, se transformar num discurso vazio. "Ser reflexivo é muito mais do que descrever o que foi feito em sala de aula", alerta. O tema chama a atenção de Isabel desde o início da década de 1990, quando conheceu os estudos do americano Donald Schön. Ele defende que os profissionais façam o questionamento sobre situações práticas como base de sua formação. "Só assim nos tornamos capazes de enfrentar situações novas e de tomar decisões apropriadas."

Clique AQUI e leia a entrevista da Doutora Isabel Alarcao concedida à NOVA ESCOLA, nº 154, em São Paulo.
________________________________________

Isabel Alarcão é Doutora em Educação pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e vice-reitora da Universidade de Aveiro, em Portugal, ela se dedica à formação docente desde 1974. 
A seguir, os principais trechos da entrevista que concedeu a NOVA ESCOLA em São Paulo.
__________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog