Por uma nova sala de aula.


A SALA DE AULA PODE SER DIFERENTE!

AULA: Onde? Como? Pra que? Por que?...
"Em lugar de professor, com tradições fortemente ‘doadoras’, o Coordenador de Debates। Em lugar de aula discursiva, o diálogo। Em lugar de aluno, com tradições passivas, o participante do grupo". Paulo Freire.
É preciso repensar a sala de aula no contexto da Educação atual, em que ainda se apresenta dentro de modelos antigos, de uma educação tradicional, linear e cartesiana. As áreas da Ciência e da Educação já apresentam em seus discursos que o conhecimento é complexo e organiza-se a partir de campos conceituais, cujos conceitos não são ordenados de forma linear, mas se entrelaçam, formando uma rede interconexa. O espaço da sala de aula ainda é um ambiente ordenado, com mesas e cadeiras em filas rigorosamente dispostas. É urgente a aplicação às salas de aula outros parâmetros que ajudem a redefinir esse espaço extremamente importante no processo de aprender e ensinar. O professor que não se propõe refletir o seu saber/fazer no ambiente escolar, demonstra a todos os atores, deste tempo/espaço, a perpetuação do paradigma da educação bancária. É claro que o ato de inovar gera insegurança e resistência desses professores, e até mesmo dos alunos, pelo processo de passividade intelectual de uma pedagogia reprodutivista. No mundo contemporâneo há muitas reflexões a respeito do conceito de tempo/espaço no cotidiano escolar, o próprio conceito físico de espaço tem sofrido profundas modificações ao longo da história. O espaço da sala de aula é, portanto, um espaço de interação que oferece aos alunos a oportunidade para uma relação pessoal com outros sujeitos que não os do seu círculo familiar. É neste contexto que venho, continuamente, repensando minha prática docente, ampliando as dimensões tempo/espaço, extrapolando o currículo linear, acreditando na construção do conhecimento de forma transdisciplinar, onde os sujeitos se integram, interagem e trabalham com a noção de desenvolvimento mútuo, se apropriando de saberes e fazeres. Será necessário (re)descobrir coletivamente novas formas de ensinar e aprender, abrir os corações e os olhares éticos e estéticos para as situações de adaptação aos novos desafios da educação.
PROFESSOR(A)
COMO TEM CONTRIBUÍDO, EM SUAS AULAS, PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA?
Comente e me deixe contente!

Um comentário:

  1. Oi Professor!


    Dou aula no curso a diatância pela Universidade de Uberaba(MG)Estou preparando uma aula sobre a organização do Tempo/Espaço Escolar.Encontrei seu artigo e gostei muito.Nesse tema enfoco a relação espaço e tempo na perspectiva da formação humana e a construção histórica e cultural dos espaços e tempos escolares.

    Precisamos mudar esse tipo de organização escolar,que já não corresponde ao contexto histórico e cultural do sec.XXI

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser a ânima da minha escrita. Obrigado!

Pesquisar este blog