A SALA DE AULA PODE SER DIFERENTE!
AULA: Onde? Como? Pra que? Por que?...
"Em lugar de professor, com tradições fortemente ‘doadoras’, o Coordenador de Debates। Em lugar de aula discursiva, o diálogo। Em lugar de aluno, com tradições passivas, o participante do grupo". Paulo Freire.
É preciso repensar a sala de aula no contexto da Educação atual, em que ainda se apresenta dentro de modelos antigos, de uma educação tradicional, linear e cartesiana. As áreas da Ciência e da Educação já apresentam em seus discursos que o conhecimento é complexo e organiza-se a partir de campos conceituais, cujos conceitos não são ordenados de forma linear, mas se entrelaçam, formando uma rede interconexa. O espaço da sala de aula ainda é um ambiente ordenado, com mesas e cadeiras em filas rigorosamente dispostas. É urgente a aplicação às salas de aula outros parâmetros que ajudem a redefinir esse espaço extremamente importante no processo de aprender e ensinar. O professor que não se propõe refletir o seu saber/fazer no ambiente escolar, demonstra a todos os atores, deste tempo/espaço, a perpetuação do paradigma da educação bancária. É claro que o ato de inovar gera insegurança e resistência desses professores, e até mesmo dos alunos, pelo processo de passividade intelectual de uma pedagogia reprodutivista. No mundo contemporâneo há muitas reflexões a respeito do conceito de tempo/espaço no cotidiano escolar, o próprio conceito físico de espaço tem sofrido profundas modificações ao longo da história. O espaço da sala de aula é, portanto, um espaço de interação que oferece aos alunos a oportunidade para uma relação pessoal com outros sujeitos que não os do seu círculo familiar. É neste contexto que venho, continuamente, repensando minha prática docente, ampliando as dimensões tempo/espaço, extrapolando o currículo linear, acreditando na construção do conhecimento de forma transdisciplinar, onde os sujeitos se integram, interagem e trabalham com a noção de desenvolvimento mútuo, se apropriando de saberes e fazeres. Será necessário (re)descobrir coletivamente novas formas de ensinar e aprender, abrir os corações e os olhares éticos e estéticos para as situações de adaptação aos novos desafios da educação.
PROFESSOR(A)
COMO TEM CONTRIBUÍDO, EM SUAS AULAS, PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA?
COMO TEM CONTRIBUÍDO, EM SUAS AULAS, PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA?
Comente e me deixe contente!
Oi Professor!
ResponderExcluirDou aula no curso a diatância pela Universidade de Uberaba(MG)Estou preparando uma aula sobre a organização do Tempo/Espaço Escolar.Encontrei seu artigo e gostei muito.Nesse tema enfoco a relação espaço e tempo na perspectiva da formação humana e a construção histórica e cultural dos espaços e tempos escolares.
Precisamos mudar esse tipo de organização escolar,que já não corresponde ao contexto histórico e cultural do sec.XXI