ACORDA PROFESSORES (AS)
Tomemos o distanciamento. Olhemos a escola. Prédio fechado, grades e cadeados, horários preestabelecidos, ações com autorizações superiores, salas com portas para serem fechadas, cadeiras enfileiradas como nas fábricas, janelas com grades, púlpito para o mestre, entre outros detalhes que cada leitor poderá acrescentar à sua óptica.
Algumas semelhanças!!!!
Estamos na era tecnológica, em pleno dilúvio das informações, com laptops chegando às mãos dos alunos, os waps de seus celulares a disposição, lan houses, etc... será que continuaremos achando que detemos o poder/saber? Não seria a hora de “acordarmos” e sacudirmos os colegas docentes que insistem em tirar mais uma sonequinha, sonhando com a escola que serviu para a sua realidade? Sim meus colegas docentes, agora me distancio e vou a luta, porque acredito na construção do conhecimento, pela (re)construção da subjetividade. Quero me transformar, transformar meus alunos, e dentro dos meus sonhos, transformar o mundo. Se quiser me acompanhar aguardo você neste caminhar é só virar a página e me chamar para escrevermos um hipertexto de nossas ações docentes.
Minhas sementes!
Deixe seu comentário abaixo. Assim poderei produzir coisas melhores. Muita Paz!!! Lindomar.
(Foucault, em memória)
3 comentários
ResponderExcluirEm 16.12.07, às 07:40:18, Andrea Guim disse:
Oi, Lindomar!
Passeei por aqui logo que recebi seu e-mail de divulgação do blog, mas ainda não havia parado pra comentar. Adorei! Tudo a ver! Interessante para professores, pais, alunos e pessoas que queiram conhecer melhor o processo educativo. OBS: Como você tem tempo pra dar aula e blogar com conteúdo????
Já linquei no meu blog! Por sinal, passe por lá pra conhecer. BLOG'Arte - Blog de arte, amenidades e inutilidades. Beijoquinhas!
Em 09.12.07, às 20:47:01, Ione disse:
*Corrigindo: observo
rsrs
Beijos ..
Em 09.12.07, às 20:45:15, Ione disse:
É verdade meu querido amigo .. em muitos aspectos a escola parece estar no século passado .. e não importa a idade de educador. Alguns recém saídos do ensino médio, ainda têm essa visão; obeservo isso nas estagiárias que recebi este ano e no monte de "questionários" que elas têm que responder.. aliás, que eu acabo respondendo por elas :/
"Quero me transformar, transformar meus alunos, e dentro dos meus sonhos, transformar o mundo." Amei sua frase! Eu acredito nisso também :) .. principalmente depois que aprendi de verdade o significado da palavra 'transformar'.
Beijos querido .. estou contigo ;)
Nova Educação e Escola Nova não devem ser confundidas.
ResponderExcluirA minha percepção é de que pode surgir uma nova educação: com conteúdo, com professores motivados pela própria vocação, com autoridades reconhecendo e valorizando os profissionais de ensino e, fundamentalmente composta de Educadores filiados as vertentes sociais de Paulo Freire mas não somente com discurso.
Voce Faz. Parabéns!!
Amigos,
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentários. É com elogios, críticas e adendos que estarei fomentando postagens de qualidade.